QUANTA

Primeiro trabalho do Núcleo, o projeto Quanta foi realizado com o grupo Minik Momdó, com incentivo do Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo e em parceria com a coordenação de cultura do CEU Perus e com a CEI (Centro de Educação Infantil) CEU Perus.  Realizamos três semanas de visitações, para cerca de 250 alunos e 50 professores desse equipamento, além de um workshop para os educadores.

 

Quanta inaugurou o conceito de jogo-instalação, propondo uma experiência lúdica e performática que percorria três ambientes, integrando estímulos plásticos, sonoros, visuais e sensoriais. As crianças eram conduzidas por dois dançarinos e acompanhadas por suas professoras, interagindo com o espaço, com os artistas e com os colegas.

Ficha Técnica

Concepção e direção: Suzzana Schmmidt

Assistente de direção e produção: Lígia Marina

Dançarinos: Lígia Marina e Paulo Petrella

Preparação em Técnica de Alexander: Ana Thomaz

Direção musical: Guilherme Furtado

Cenografia: Fabio Marcoff

Intervenção de Luz: Décio Filho

Videos: Márcio Marques e VJ Ninguém

Fotografias: Lucas Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Intervenções artísticas no espaço escolar

Em 2011, Suzana Schmidt e Lígia Marina empreenderam este projeto com o apoio do ProAC Pesquisa em Artes Cênicas e em parceria com a CEI CEU Perus. O objetivo era investigar como a intervenção artística em sala de aula poderia interagir com o processo pedagógico já empreendido pelas professoras da educação infantil. Pela relação lúdica e sensório-motora entre os materiais artísticos, professoras e alunos, aprofundamos o diálogo sobre a experiência estética na primeira infância, ampliando o seu sentido enquanto geradora de conhecimento. Trabalhamos em parceria com duas turmas, de zero a dois e de três a quatro anos, realizando intervenções plásticas, sonoras e performáticas. Esta pesquisa resultou em monografia, publicada parcialmente neste site.