SAI DE CASA, QUANTA!
O Projeto Sai de casa, Quanta! apresenta um programa de ações artísticas e culturais para e sobre a primeira infância. As crianças pequenas, seus pais e tutores são o público alvo deste projeto como espectadores. Cuidadores, arte-educadores e profissionais da educação infantil são o público alvo das ações de formação. O projeto contempla em sua programação: apresentações do espetáculo EmQuanta em Bibliotecas Públicas Municipais; a realização do I Seminário de Arte e Primeira Infância, reunindo educadores, artistas e pesquisadores renomados da área na interface entre a experimentação artística e a educação; e a implementação da Incubadora de Projetos Arte e Primeira Infância, que visa proporcionar orientação e apoio a projetos de professores, artistas e cuidadores que trabalham ou desejam trabalhar na área de arte para a primeira infância. Projeto contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos artísticos culturais descentralizados de múltiplas linguagens em 2021-2022, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
EmQuanta
EmQuanta é um trabalho de pesquisa cênica que focaliza a experiência lúdica e estética com a primeira infância. Ao relacionar elementos de visualidades, corporalidades, sonoridades e teatralidades em cena, EmQuanta se revela primeiramente através da dança, dos materiais plásticos, vídeos e músicas. Aos poucos, as crianças são convidadas a participar, explorando o espaço, compondo com seus corpos, danças, sons e brincadeiras. O espetáculo transforma-se em jogo, que se compõe pela relação viva entre os elementos cênicos, as ações dos dançarinos, a movimentação das crianças e as brincadeiras que surgem dessa interação. EmQuanta transforma então o espetáculo em uma experiência na qual a criança é também performer, ao explorar os elementos e possibilidades cênicas. O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Rumos Itaú Cultural, na categoria Dança para Crianças (2012-2014).
APRESENTAÇÕES GRATUITAS PELO PROJETO SAI DE CASA, QUANTA!
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
14 e 21 de maio/ 2022, às 15h
29 de julho/2022, às 10h
30 de julho/2022, às 15h
Rua Gen. Jardim, 485 - Vila Buarque, São Paulo
Biblioteca Pública Municipal Paulo Duarte
28 de maio/2022, às 11h
R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jardim Oriental, São Paulo
Parque da Aclimação
05 de junho/2022 às 11h
Rua Muniz de Souza, 1119
Biblioteca Pública Municipal Hans Christian Andersen
11 e 18 de junho, às 11h
Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé, São Paulo
Biblioteca Pública Municipal Álvaro Guerra
25 de junho, às 11h
Av. Pedroso de Morais, 1919 - Pinheiros
Biblioteca Pública Municipal Álvares de Azevedo
02 de julho, 11h
Praça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria, São Paulo
I SEMINÁRIO
ARTE E PRIMEIRA INFÂNCIA
Encontro de formação e pesquisa, reunindo educadores e pesquisadores da área, além dos integrantes do Núcleo Quanta. Em um ciclo intensivo de três dias, ofereceremos palestras, minicursos e apresentação de pesquisas relativas à experimentação artística e pedagógica para a primeira infância, na educação formal e não-formal. O Seminário será realizado presencialmente na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato no dias 04, 05 e 06 de agosto e disponibilizado online por meio do site do Núcleo Quanta. Será oferecido certificado de participação para o público no evento.
PROGRAMAÇÃO
04 de agosto 2022
08h30-09h30
Credenciamento
09h30
Abertura
10h-12h
Palestra: Arte-educação e primeira infância
Profa. Dra. Rosa Iavelberg (FEUSP)
14h-17h
Apresentação de pesquisas:
arte, educação e primeira infância e debate com a platéia
14h
Mariana Demuth, ilustradora, arquiteta e mestre em Design/FAU-USP:
Pesquisa: Desenho Afetivo e Identidade: uma vivência com crianças da EMEI Armando de Arruda Pereira
14h30
Marcela Pupatto, mestre em Educação/PUC-SP
Pesquisa: Ateliê de Costura: experiências educativas voltadas à infância na Educação não formal
15h
Melissa Panzutti, mestre em Artes da Cena/IA-Unicamp
Pesquisa: Ética do cuidado: uma política pública para primeira infância.
15h30
Andréia dos Santos Pedagoga e especialista em Arte-educaçao, Senac SP
Música e Brincadeira: instrumentos para descobertas sonoras e culturais.
05 de agosto 2022
10h-12h
Palestra: A experiência artística na primeira infância e as culturas infantis
Profa. Dra. Patrícia Dias Prado (FEUSP)
14h-17h
Apresentação de pesquisas:
arte, educação e primeira infância e debate com a platéia
14h
Andreia Ginante, mestre e doutoranda em educação/PUC-SP
Pesquisa: Abordagem Pikler: contribuições para a formação de professores e professoras que trabalham com crianças,
do nascimento aos três anos de idade, em contexto de creche.
14h30
Olívia Souza, mestranda em pedagogia das artes cênicas/ECA-USP
Pesquisa: Garatujas teatrais: análise do processo pedagógico em teatro para a primeira infância
15h
Letícia Michelani, licenciada em Dança/Unicamp e professora da rede estadual de São Paulo
Pesquisa: A dança para e com bebês, crianças e educadoras da Educação Infantil: a experiência enquanto possibilidade de subversão e transgressão
06 de agosto 2022
09h-12h
Minicurso:
Corporalidade na primeira infância e educação infantil com o bailarino, psicólogo e psicomotricista André Trindade
14h
Palestra:
O Núcleo Quanta e a experiência estética na primeira infância
Profa.Dra. Suzana Schmidt Viganó (ECA/USP)
15h
Lançamento do livro:
Quanta: a experiência estética e a primeira infância, de Suzana Schmidt Viganó
ARTISTAS E PESQUISADORES
PARTICIPANTES
André Trindade
Autor, bailarino, terapeuta e educador. Psicólogo formado pela PUC-SP e psicomotricista com formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS (Bélgica). Trabalhou por mais de 12 anos com Marie-Madeleine Béziers sobre as bases da sua obra - A coordenação motora. Atua em consultório e oferece cursos e palestras sobre educação corporal na infância e adolescência.
Profa. Dra. Patrícia Dias Prado
Prof.ª Dr.ª da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Graduada em Psicologia (UNESP), Mestre e Doutora em Educação (FE-UNICAMP), Pós Doutora em Artes Cênicas (ECA-USP). Coord.ª do Grupo de Pesquisa (CNPq): CORPINFÂNCIAS – Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis. Desenvolve ensino, extensão e pesquisa no campo dos estudos sociais da infância, com destaque à Pedagogia da Educação Infantil, Antropologia e Sociologia, na interface com as Artes corporais e performáticas, na formação profissional e humana. E-mail: patprado@usp.br.
Profa. Dra. Rosa Iavelberg
Profa. da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalha com formação de professores na Educação Escolar e Social. Assessora escrita curricular da rede pública e privada do ensino. Foi coordenadora e uma das elaboradoras dos PCN de Arte de 1o ao 4o anos e uma das elaboradoras do PCN de Arte de 5o ao 8o anos.
Autora dos livros: Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores, Artmed, 2003; O desenho cultivado da criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006; Desenho na educação infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Líder do Grupo de pesquisa Formação de Professores e Aprendizagem em Arte (CNPq).
Andréia dos Santos
Formada em Pedagogia em 2011 pela Universidade Paulista - Unip, com pós graduação em Arte Educação pelo Senac em 2022 e atuo há 10 anos como professora de educação infantil em CEI da rede pública e conveniada da cidade de São Paulo com bebês e crianças de 0 a 4 anos.
Profa. Dra. Suzana Schmidt Viganó
Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas ECA-USP e dos cursos de Pós-graduação lato sensu em Arte Educação, e Gestão Cultural do SENAC SP. É Doutora em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP, seu trabalho foi eleito a melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas ECA-USP em 2017 e ganhadora da Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2017. Bacharel em Direção Teatral pela ECA-USP e Bacharel e Licenciada em História pela FFLCH-USP. Foi professora da Licenciatura em Artes Cênicas da ECA-USP nos anos de 2007 e de 2019 a 2021. Autora dos livros "As Regras do Jogo: ação sociocultural em teatro e o ideal democrático"; "Quanta: a experiência estética e a primeira infância" e "Poemas de água: teatro, formação artística e ação cultural". É pesquisadora nas áreas de ação cultural e de educação estética para a primeira infância. É a idealizadora e uma das coordenadoras do Núcleo Quanta, de pesquisa e encenação em artes cênicas para a primeira infância.
Letícia Michelani
Artista da Cena, professora de Arte da rede Estadual de São Paulo, tocadora e brincante da cultura popular, pesquisadora das infâncias e bagunceira. É graduada em Dança pela Unicamp e se dedicou à pesquisar manifestações populares da cultura caipira do estado de São Paulo e as possibilidades de uma educação decolonial pelo corpo dentro da escola pública. Atualmente pesquisa a dança cênica para e com as infâncias, em especial a primeira infância, em diálogo com a Educação Infantil e suas educadoras, e as relações entre dança, mulheres e a terra com o Coletivo Luzeiras.
Andréia Ginante
Professora, coordenadora pedagógica de uma creche pública, Mestra e Doutoranda em Educação pela PUC-SP. Tenho me dedicado a preservar as infâncias e celebrar a vida das crianças, no espaço de vida que elas ocupam.
Mariana Demuth
Mora em São Paulo onde é ilustradora e designer gráfica com foco no livro ilustrado. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Design pela FAU-USP, com pós-graduação lato sensu em Arte-educação pelo Senac-SP. Pesquisa o desenho afetivo e acredita que, através dele, é possível (re)descobrir vínculos com os territórios onde habitamos.
Marcela Pupatto
Educadora, atriz e artesã. Mestra em Educação: Currículo da PUC-SP, pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac-SP e licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UNESP-SP. Atriz formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André e pela SP Escola de Teatro. Desde 2004 atua como atriz e arte educadora em diferentes instituições culturais. Atualmente é educadora do programa de Tecnologias e Artes no Sesc Pinheiros.
Melissa Panzutti
É Formada em Artes Cênicas pela USP e Mestre pela UNICAMP – com pesquisa em Arte da Cena em Teatro, Dança e Performance, também estudou na Ècole Philippe Gaulier na França. Desenvolve pesquisa em Educação Somática há mais de 15 anos. É professora da Escola Viva desde 2018. Ministra aulas e coordena projetos artísticos pedagógicos. Implanta e coordena projetos de Iniciação Artística na Prefeitura de São Paulo e atualmente é coordenadora pedagógica no Programa para Primeira infância no Núcleo de Formação da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.
Olívia Silva Souza
Mestranda em Pedagogia do Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da USP - PPGAC/USP na linha de pesquisa: Teatro e Educação. É graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Também se graduou em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF e tem formação técnica em teatro pelo CTC/RJ. Possui mais de dez anos de experiência na educação de crianças, especialmente no segmento da Educação Infantil, período no qual dedicou-se a desenvolver formas de experimentação teatral específicas para este público. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: teatro, educação e primeira infância.
INCUBADORA DE PROJETOS ARTE E PRIMEIRA INFâNCIA
A Incubadora de Projetos Arte e Primeira Infância, visa proporcionar orientação a projetos de professores, artistas e cuidadores que trabalhem ou desejem trabalhar nesta área, multiplicando e desenvolvendo pesquisas e práticas artístico-pedagógicas nesse campo. Serão contemplados até 05 projetos selecionados para orientação pelos coordenadores do Núcleo Quanta, Wilson Julião e Suzana Schmidt Viganó