Atividades pedagógicas coordenadas por Suzzana Schmmidt e Wilson Juliāo

Curso: Corporalidade infantil e espaços relacionais: entre o brincar e a criação artística

Público Alvo: Professores de Educação Infantil

Duração  08 encontros de 03 horas

Release: Neste curso, propomos uma imersão na corporalidade infantil e na sua relação lúdica e estética com o espaço. A partir dos estudos sobre a coordenação motora de Marie-Madeleine Béziers e do conceito sobre o espaço relacional de D.W.Winicott buscamos o encontro de um “corpo-criança” que vivencie o espaço enquanto jogo e dança, trazendo também a ideia de performatividade infantil, colocada por Marina Marcondes Machado. Procuramos assim, a partir da vivência desses conceitos, por meio de explanações teóricas e exercícios práticos, propor a reflexão sobre o entendimento do corpo da criança e sua importância na educação infantil e a criação de espaços e objetos que proporcionem essa corporalidade ampliada, como brincadeira fruída pela criança e como criação constante oferecida pelo adulto cuidador.

Curso: Espaços lúdicos e a dança - Ecossistema cênico, Instalação, performatividade e narrativa. Criação de espaços de ação.

Público alvo: artistas, arte-educadores e interessados em geral

Duração 04 encontros de 03 horas

Release: Neste curso, partimos dos conceitos de instalação, como a organização de elementos plásticos e multimídia em um ambiente estético e de playground, como um espaço de entretenimento e vivência corporal como estímulos à exploração de movimentos e de uma atitude performativa. Tendo como inspiração o trabalho dos artistas Helio Oiticia, Lygia Clarck, Alan Kaprow, Anish Kapoor, Rudolf Laban e Pina Bausch, propomos a construção de ambientes tridimensionais com crianças que permitam a sua exploração sensorial e lúdica, integrando arquitetura, visualidade, dança e performance. O foco é a experiência da criança como performer ao explorar e construir esses espaços, tendo o adulto como facilitador dessa experiência, sensibilizando o seu olhar para a corporalidade e a sensibilidade estética na infância.

Workshop: O corpo lúdico: performances entre pais e filhos

Público-alvo: famílias com crianças até cinco anos de idade

Duração 03 horas

Release: Este workshop propõe a criação de movimentos,  a composição plástica e a atitude performática como atividades lúdicas, num encontro entre artistas, crianças e suas famílias. Buscamos, a partir de jogos de movimentos como os propostos no sistema de jogos teatrais e no sistema Laban/Bartenieff e da composição plástica com objetos e elementos do espaço, propomos uma intervenção artística no espaço que surja da interação lúdica entre os participantes e interfira na relação entre pais e filhos. Inspirados pelo conceito de arte relacional, procuramos estimular a performatividade infantil e singularizar a relação entre pais e filhos como experiência artística.

Workshop: Jogos de movimento, dança e criação com crianças

Público-alvo: crianças de seis a oito anos de idade

Duração 03 horas

Release: Este workshop propõe a vivência da corporalidade infantil como possibilidade lúdica e estética. A partir de jogos de movimento que envolvam a percepção espacial, as dinâmicas rítmicas e o uso ampliado no corpo, procuramos explorar o espaço em suas linhas e níveis e as possibilidades de composição artística usando o corpo como suporte. Temos como referência o sistema de jogos teatrais, o sistema Laban/Bartenieff, o conceito de criança-performer, de Marina Marcondes Machado e as técnicas de composição coreográfica desenvolvidas por William Forsythe.

Workshop: Performance, instalação e intervenção artística com crianças

Público-alvo: crianças de seis a oito anos de idade

Duração 03 horas

Release: Este workshop propõe a construção de instalações e performances com crianças. A partir da organização de objetos, elementos plásticos e audiovisuais que dialoguem com o espaço, propomos a criação de uma performance coletiva que envolva a construção desses espaços e a sua exploração lúdica. Inspirados pela obra de Joseph Beyus e pelo conceito de performatividade infantil, buscamos despertar o potencial artístico na infância, a partir da experiência com a composição plástica, corporal e cênica, criando espaços relacionais que tenham o olhar da criança como foco de observação e intervenção.

Palestra: Passagens e Pequenos: Um sobrevoo no estabelecimento de ações culturais públicas para a primeira infância através da trajetória no Núcleo Quanta - o que se fez, o que se viu, o que se soube.

Duração 2 horas, com espaço para debate e aprofundamento de questões.