top of page

Revista Bagunça

Proposta de workshop – arte para a primeira infância

Suzana Schmidt e Wilson Julião

Corporalidade infantil e espaços relacionais: entre o brincar e a criação artística.

Neste workshop, propomos uma imersão na corporalidade infantil e na sua relação lúdica e estética com o espaço. A partir dos estudos sobre a coordenação motora de Marie-Madeleine Béziers e do conceito sobre o espaço relacional de D.W.Winicott buscamos o encontro de um “corpo-criança” que vivencie o espaço enquanto jogo e dança, trazendo também a ideia de performatividade infantil, colocada por Marina Marcondes Machado.

Estar em relação corporal com uma criança significa encontrar-se com um corpo que é habitado pela plenitude e pelo prazer de se conhecer o mundo ao mover-se nele, ao responder prontamente os estímulos que se colocam. Através dos movimentos, a criança percebe as diferentes sensações motoras, orgânicas, sensoriais e afetivas. Quando os primeiros movimentos são registrados na memória do bebê, imprimem nele também imagens de linhas, volumes, distâncias e duração temporal, explorando-os sempre como se fosse a primeira vez, presentificando a experiência do tempo, do espaço e do jogo.

Ao nos revelarmos como corpo vivo em experiência no espaço, buscamos como referência a criação dos primeiros espaços relacionais do ser humano. Segundo Winnicott, estamos desde o nascimento envolvidos com a tensão gerada entre o que é objetivamente percebido e o que é subjetivamente concebido e esta tensão se resolve no espaço entre o corpo do bebê e o da mãe. Isto gera um espaço relacional que tem continuidade, após o desmame, na experiência do brincar, na criança e, posteriormente, na experiência criativa, no adulto.

Procuramos assim, a partir da vivência desses conceitos, por meio de explanações teóricas e exercícios práticos, propor a criação de espaços e objetos que proporcionem essa corporalidade ampliada, como brincadeira fruída pela criança e como criação constante oferecida pelo adulto cuidador.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page